Dez anos de arte
Neste ano, a revista Cartum está completando 10 anos de circulação em Brusque. Para muitos que acompanham as histórias engraçadas da revista, é uma boa forma de passar o tempo. Para o idealizador da revista, Aldo Maes dos Anjos, natural de Curitiba e que mora na cidade há 26 anos, o projeto da revista sempre foi um sonho. Desde os 4 anos, quando segurou um lápis pela primeira vez, Aldo já estava desenhado.
"Eu sempre li histórias em quadrinho, aprendi a ler vendo quadrinhos", comenta o artista. Aos 6 anos, Aldo já desenhava revistinhas em quadrinhos, criava os próprios personagens e as coisas foram acontecendo naturalmente. Mas, de acordo com o cartunista, hoje é impossível viver apenas da arte. "Tenho trabalhos paralelos para ajudar no orçamento", destaca Aldo.
O primeiro trabalho remunerado através do desenho, foi em 1997 no jornal Notícias do Ninho (Jornal Interno do Stop Shop). Logo após foram publicados alguns cartuns no provedor Bilunet e, depois, começou a publicar as próprias revistas. Durante 6 anos, Aldo publicou tiras dos desenhos no jornal O Município.
Uma dica para as pessoas que se interessam por essa área, é treinar muito. Para Aldo, somente com a prática que o desenho vai ficando cada vez melhor. "Se torna um prazer muito grande desenvolver os temas. Para tudo acontecer, é necessário buscar inspiração, e quando paro para meditar as idéias vão surgindo. Algumas das leituras e outras vêm do pensamento mesmo", ressalta o cartunista.
De acordo com Aldo, é uma responsabilidade muito grande fazer as histórias, sabendo que atinge pessoas de várias idades. "Muitas pessoas que não tinham o hábito da leitura começaram a ler depois que conheceram a revista. Isso me deixa muito satisfeito. É feita de forma que possa levar as pessoas a refletirem e, quem sabe, mudarem seus hábitos", finaliza Aldo.
Até hoje foram publicadas 109 edições, com 439 histórias e 325 mil exemplares distribuídos em Brusque e região.
Colaboração Phamela Hinhel



